quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Nova traqueia a partir de células-tronco e impressão 3D

Taiwan deve se tornar pioneira no transplante de traqueia humana impressa em três dimensões (3D). Um grupo de pesquisadores local desenvolveu uma réplica do órgão com uma nova tecnologia  que evita rejeição. Segundo a instituição o biomarerial usado para impressão secreta substâncias que, além de inibir rejeição, promove o crescimento de células. 

A traquéia já foi feita em laboratório. Mas o chefe do departamento de Cirurgia do Hospital da Universidade Nacional de Taiwan, Chen Chin-hsing ainda não confirmou a data do procedimento. Ele garantiu que os médicos e pesquisadores estão prontos para o transplante, o time teve resultados bem-sucedidos em mais de 20 testes realizados em animais.

A grande novidade da pesquisa é o uso de células-tronco mesenquimais. Estas serão inseridas através de um braço robótico e depositadas na traqueia artificial após transplante para produzir cartilagem e outros tecidos. Esta nova tecnologia vai garantir todos os transplantes de traqueia em um prazo de cerca de dois meses: desde o momento em que se decide pela intervenção, incluindo o cultivo das células-tronco até a data da operação.

Após dois anos de trabalho, os pesquisadores depositaram duas patentes relativas ao procedimento do transplante de traqueia. Sendo que os resultados de suas pesquisas foram publicados em 19 de dezembro de 2018.

O transplante de traqueia foi realizado com sucesso anteriormente (veja aqui). E nós já falamos sobre o assunto algumas vezes no nosso blog. A bioengenharia de tecidos pode revolucionar a medicina regenerativa e acabar com as longas esperas por órgãos doados. Veja aqui!!

As células-tronco mesenquimais já estão sendo usadas para fazer órgãos em laboratório. A grande vantagem é que a impressão em 3D elimina a necessidade de um órgão de doador! Evitando rejeições e eliminando espera, uma vez que o órgão será feito sob encomenda. Ter suas células-tronco guardadas e prontas para o uso pode ser a diferença entre fazer ou não um tratamento! Não esqueça que a escolha de onde guardar suas células mesenquimais é muito importante. Se informe por exemplo os controles de qualidade que garantes o congelamento das células-tronco, se a equipe da empresa escolhida é capaz de multiplicar as células para obter grandes quantidades, e mais, se é capaz de realizar testes de qualidade para garantir a eficácia e segurança das mesmas. Esta pode ser a diferença entre poder ou não utilizar suas células-tronco no futuro! Evite surpresas! Caso queira armazenar e tenha dúvidas, contate a StemCorp



Nenhum comentário:

Postar um comentário