sábado, 30 de abril de 2016

Injeção de células-tronco podem ser a esperança da insuficiência cardíaca

Falamos sobre a possiblidade de fazer um novo coração pouco tempo atrás. Mas visto que a tecnologia para fazer um novo órgão irá demorar anos para estar disponível para a população, outras alternativas estão sendo testadas.  Um novo tratamento com células-tronco pode dar esperança às pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca grave. Hoje 23 milhões de pessoas no mundo - e cerca de três milhões no Brasil - sofrem de insuficiência cardíaca. As doenças cardíacas são responsáveis por um terço das mortes de brasileiros, e, entre elas, a insuficiência cardíaca aparece como terceira principal causa. Estima-se que 150 mil pessoas morram por ano no Brasil devido a insuficiência.

O estudo publicado na revista Lancet, foi apresentado no encontro anual do Colégio Americano de Cardiologia. Este mostra que, ao longo de um ano, um tratamento feito com células-tronco mesenquimais do próprio paciente reduziu em 37% o número de mortes e hospitalizações, em comparação com um grupo de pessoas tratadas com placebo.

As células-tronco mesenquimais foram cultivadas e expandidas em laboratório e, depois, injetadas por meio de um cateter — sem cirurgia — diretamente no coração. Sessenta pessoas com insuficiência cardíaca em fase terminal foram tratadas com a terapia celular e outros 66 pacientes foram tratados com placebo, sendo todos escolhidos de forma aleatória.

O processo de injeção das células-tronco foi simples e realizado com cateter levou menos de duas horas, os pacientes que não tiveram complicações e receberam alta no dia seguinte. Foi observado um número menor de mortes nos 12 meses que se seguiram à injeção de células-tronco. Entre os pacientes que não fizeram o tratamento, 82% precisaram ir ao hospital nesse mesmo período. Enquanto 51% dos que fizeram a terapia celular tiveram essa necessidade.

Este estudo reitera a importância de ter suas células-tronco mesenquimais guardadas para uso futuro. Como no caso de insuficiência cardíaca, os resultados descritos acima mostram a real aplicação destas células, e a cada dia mais aplicações estão sendo comprovadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário