quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Terapia com células-tronco para artrite reumatoide


A artrite reumatóide é uma condição auto-imune que afeta principalmente as articulações. A terapia com células-tronco é uma área relativamente nova de pesquisa que está se mostrando promissora no tratamento dessa doença. 

Na artrite reumatóide (AR), o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido que reveste as articulações, o que pode causar dor, inflamação, inchaço e rigidez. Esta inflamação pode se estender para a cartilagem que cobre as extremidades das articulações e causar danos irreversíveis e perda de função. Também pode danificar outros tecidos, incluindo os pulmões, coração, rim, pele e olhos.

Como as células-tronco podem ajudar a tratar a AR?

Pesquisadores estão procurando maneiras de usar células-tronco para controlar a inflamação e regenerar tecidos danificados em diferentes doenças autoimunes. Um exemplo é a RA, que provoca inflamação nos tecidos entre as articulações. Isso resulta em uma perda de cartilagem, que é o tecido que protege as articulações. Com o tempo, a perda de cartilagem pode danificar a articulação e osso próximo.

Células-tronco mesenquimais (MSCs) são tipos de células-tronco que podem se desenvolver em cartilagem e osso. A terapia com MSC envolve a injeção dessas células diretamente nos tecidos ao redor das articulações afetadas. Muitos estudos vêm melhora da dor e inchaço diminuindo a inflamação. Visto que as MSCs são capazes de suprimir o sistema imunológico e reduzir a resposta inflamatória do corpo. 

Um comentário: