quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Tratamento com células-tronco recupera área cerebral danificada por AVC

Pesquisadores brasileiros conseguiram diminuir lesões provocadas por isquemia no cérebro de camundongos usando células-tronco. As células-tronco mesenquimais  estavam em uma membrana feita de um material que não só permitiu a sobrevivência e a multiplicação delas, como impediu que migrassem para outras regiões do cérebro.

A técnica pode ajudar na recuperação de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, quando uma veia do cérebro é bloqueada (trombo) e a parte do cérebro que deixa de ser irrigada tem morte de neurônios.

Várias equipes no mundo vêm tentando criar um local para as células-tronco possam se desenvolver com segurança. O material é uma fibra feita de um polímero orgânico, o ácido polilático, que se forma quando colocada em um equipamento que aquece o material e gira em alta velocidade, como uma máquina de algodão-doce. O "algodão" que se forma tem fibras altamente porosas, onde são depositadas as células-tronco mesenquimais.

Os pesquisadores agora pretendem testar a técnica com células-tronco em traumatismo crânio-encefálico. Não há previsão de quando essas terapias experimentais poderão ser testadas em humanos, sobretudo pelo risco de que as células-tronco implantadas acabem causando câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário