segunda-feira, 29 de maio de 2017

Más notícias para terapias com células tronco embrionárias

As células-tronco podem ser classificadas de acordo com seu potencial de gerar outros tipos de células. As células-tronco embrionárias são aquelas retiradas do embrião e que tem o maior potencial de diferenciação, podendo se diferenciar em todos os tipos de células do corpo humano e os anexos embrionários. Visto todos os impasses éticos e a dificuldade de se obter células-tronco embrionárias, os cientistas procuraram maneiras de obter células-tronco com o mesmo potencial a partir de células adultas. E tiveram sucesso, foram criadas as iPS (induced pluripotent stem cells),  as células-tronco pluripotentes induzidas. Estas  são artificialmente derivadas de outro tipo de célula, tipicamente de uma célula adulta. E esta indução é causada pela indução da expressão de um grupo de genes.  

Muitos creditam que tanto as células iPS quanto as embrionárias podem revolucionar a medicina, uma vez que, tendo a capacidade de se diferenciar em qualquer tecido de um organismo adulto, podem, um dia, reconstituir tecidos lesionados, fazer novos órgãos e ainda auxiliar no desenvolvimento de drogas.

Ainda se comparadas com as células-tronco embrionárias (que tem a mesma potência) as iPSCs possuem uma vantagem, do ponto de vista terapêutico, elas não vão causar rejeição. Se necessária uma terapia, as células podem ser retiradas da pele de um individuo e ser programadas para virar iPS.  

Mas ter o potencial de uma célula-tronco embrionária não é totalmente positivo. Este potencial carrega uma alta taxa de multiplicação, ou seja, estas células se dividem muito e com rapidez. E o que se divide assim? Células tumorais, ou seja, de câncer! Por isso os cientistas vem utilizando estas células com muita cautela e alertando a comunidade para os riscos na sua utilização. Neste sentido este mês, um grupo de pesquisadores de Harvard publicou um estudo na Revista Nature que veio como um balde de água fria. A equipe descobriu algumas linhagens de células-tronco embrionárias humanas cultivadas em laboratório nos Estados Unidos têm células cujas mutações no DNA em genes que podem causar câncer. Pior: duas das linhagens já foram testadas em seres humanos. Felizmente nenhum desses pacientes ainda desenvolveu câncer, mas há um risco muito grande da pessoa desenvolver a doença. Mostrando que, diferentemente das células-tronco adultas, as embrionárias ainda estão longe de poderem ser aplicadas com segurança em seres humanos. 

Nosso grupo acredita no potencial das células-tronco adultas. E por isso mostramos que, além de poderem ser utilizadas para diversas doenças, elas não tem risco elevado de formar tumores. 

Neste sentido, estas células-tronco mesenquimais tem um potencial de uso enorme e mais seguro para curar lesões ou até regenerar tecidos ou órgãos. Estas células tem alto potencial de regenerar tecidos (olhem outros posts do nosso blog). Quanto mais jovens forem armazenadas maior seu potencial. 
E ainda mais, a equipe StemCorp foi a primeira a realizar estudos científicos no Brasil e possui toda expertise para obter estas células-tronco e entrega-las nas condições certas para aplicação. Sempre procure saber a qualidade da equipe que está cuidando das suas células e por consequência, da sua saúde ou de seu filho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário