domingo, 3 de janeiro de 2016

Cientistas utilizam células-tronco para criar novo diafragma em modelos animais



O mesmo grupo que, em 2008, realizou o transplante de uma traqueia criada em laboratório a partir de células-tronco da própria paciente (veja aqui), agora teve sucesso na regeneração do músculo do diafragma. O diafragma é um órgão mais complexo, uma vez que ele se contrai em resposta a sinais que regulam a respiração. Liderados pelo Dr. Paolo Macchiarini, professor de medicina regenerativa no Instituto Karolinska, na Suécia, cientistas deram mais um passo importante na área de medicina regenerativa. Em modelos animais, eles utilizaram células-tronco para desenvolver novas seções do diafragma que podem substituir partes danificadas ou ausentes. O resultado do novo estudo foi publicado na revista Biomaterials  e pode dar esperança à crianças que sofrem de defeitos no diafragma.
O grupo utilizou células-tronco mesenquimais de medula óssea, e depois de cultivá-las transplantou para uma parte do diafragma. Sua equipe removeu apenas parte do diafragma para que eles pudessem comparar a não danificada com a parte regenerada posteriormente. “Todas as avaliações mostraram que tanto a parte regenerada com células-tronco quanto a original ficaram idênticas”, afirmou.
A técnica publicada ainda está longe de ser aplicada em bebês que nascem com defeitos no diafragma mas traz esperança para as milhares de crianças que sofrem com a hérnia de diafragma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário