segunda-feira, 25 de março de 2013

Levando a pesquisa para o mercado.




Hoje você pode guardar células-tronco mesenquimais da sua lipoaspiração para usar quando aquelas ruguinhas aparecerem. Seu filho vai poder contar com suas células-tronco mesenquimais do cordão umbilical para curar lesões ou até regenerar tecidos ou órgãos. Isso tudo porque o sonho de 3 doutorandos em genética deu certo! A StemCorp é fruto de anos de pesquisa realizados na Universidade de São Paulo, e temos orgulho de ser o primeiro centro exclusivo em células-tronco mesenquimais no Brasil fundado por pesquisadores.


Não foi um caminho rápido e muito menos indolor. Tirar a tecnologia criada na universidade e levar para o mercado não foi uma tarefa fácil. Já existiam os bancos de sangue de cordão no mercado! Mas as pessoas precisavam entender que existem diferentes tipos de células-tronco e que elas não tem a mesma capacidade. Por exemplo, as células-tronco que são congeladas pelos bancos de sangue de cordão servem para terapia de doenças hematológicas (do sangue). Até ai nenhuma novidade, sangue virando sangue. A grande novidade são as células-tronco mesenquimais, estas com potencial de diferenciar em osso, cartilagem gordura e até músculo. Quando nosso trabalho comparando sangue e tecido de cordão foi publicado internacionalmente (veja aqui), virou foco de reportagem em diferentes mídias. Tentávamos alertar: vocês estão jogando no lixo o tecido do cordão umbilical que é rico em células-tronco mesenquimais e guardando o sangue que é pobre neste tipo de célula. E esse discurso foi contra a propaganda usada pelos bancos de sangue de cordão...  
Foi criada, portando, a necessidade de um centro especializado em células-tronco mesenquimais, e assim as pessoas teriam a possibilidade de armazenar essas células para uso futuro. Lutamos para disponibilizar isso para a sociedade, e hoje temos um centro capaz de isolar, guardar e multiplicar  essas células em condições ideais para uma futura aplicação terapêutica. Mas não paramos de pesquisar, nossos diretores científicos continuam fazendo pesquisa, dois na USP e um em Harvard, além de nossa consultora, Mayana Zatz, ser professora titular da USP.
Nossa prioridade é ter uma empresa que continue associada à pesquisa científica. Queremos oferecer produtos com tecnologia de ponta e sermos transparentes quanto suas possíveis aplicações. A pesquisa cientifica é baseada em perguntas que podem levar  a resultados positivos ou negativos e queremos mostrar estes resultados para nossos clientes.
E este é também o intuito deste blog. Discutir as pesquisas em uma linguagem simples para que todos possam estar por dento das novidades do meio acadêmico e assim como nós, aprender mais e mais todos os dias!
A StemCorp chegou para inovar o mercado de células-tronco, para colocar a pesquisa mais perto da sociedade, para gerar duvidas e responder perguntas! 

2 comentários:

  1. Meus parabéns !!! Estou orgulhosa de ter conhecido a Dra Natassia quando ainda era uma estagiária de oceano....quem diria ... waww!!! Sucesso sempre !!!
    ;o)

    ResponderExcluir