Ainda é muito cedo para falar em uma terapia comercial, mas o sucesso deste ensaio sugere seriamente na capacidade do cérebro de se curar. Sendo possível recuperar a funcionalidade perdida.
"Uma mulher de 71 anos só conseguia mover o polegar esquerdo no início do tratamento.Ela agora pode caminhar e levantar o braço acima da cabeça”, disse o neurocirurgião e pesquisador principal, Gary Steinberg, da Universidade de Stanford (EUA).
Este é o segundo estudo que analisou como injeções de células-tronco no cérebro do paciente podem melhorar a recuperação do AVC. O primeiro realizado no Reino Unido, no ano passado, também mostrou resultados promissores em pacientes após um ano de tratamento.
Como funciona o processo?
A técnica consiste na injeção de células-tronco através de um furo no crânio em regiões do cérebro que são conhecidas por controlar os movimentos motores e que foram danificadas por acidente vascular cerebral.
A equipe ainda não sabe exatamente como isso ajuda na mobilidade, mas com as células-tronco parece que o cérebro tem a chave para se tornar "jovem" novamente. As células-tronco injetadas são as chamadas células mesenquimais. Neste processo foram doadas por dois voluntários saudáveis e geneticamente modificadas para expressar um gene chamado Notch1 - conhecido por desencadear o desenvolvimento cerebral em bebês. Cada paciente recebeu cerca de dois, cinco ou 10 milhões dessas células.
Por mais promissor que pareça promissor, ainda há muito a ser feito antes que isso se torne um tratamento viável. Mas há razão para ficarmos animados. Os resultados mostram que o tratamento é seguro e pode ser capaz de restaurar movimentos anteriormente perdidos após AVC. O estudo ainda sugere que o tratamento com células-tronco pode promover a recuperação de pacientes um tempo depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário