segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Aprovado o tratamento de células-tronco para lesões do ombro

A FDA (Food and Drug Administrationamericana) aprovou um tratamento utilizando células-tronco para lesões no manguito rotador. O manguito rotador é um grupo muscular que trabalha, por exemplo, quando você ergue os braços sobre a cabeça ou puxam um item em sua direção. O estudo durou mais de um ano e realizado por Sanford Health in Fargo e Sioux Falls

O tratamento é um grande avanço que pode mudar a vida de milhões de pessoas que vivem com problemas parciais de ruptura do manguito rotador - uma condição que afeta músculos e tendões ao redor da articulação do ombro. Os pesquisadores dizem que é uma das deficiências ortopédicas mais comuns nos Estados Unidos e em outros países do mundo. Problemas no manguito rotador são a principal causa de dor na cintura escapular e acometem 20% da população geral e até 50% dos indivíduos acima de 80 anos.O tratamento do manguito rotador é o principal motivo de cirurgia no ombro.
O tratamento é composto de uma lipoaspiração para remover o tecido adiposo da barriga seguido do isolamento das células-tronco da gordura. Essas células-tronco são do tipo mesenquimal. As células são então injetadas para ajudar a reparar lesões do manguito rotador que afetam mais de um milhão de pessoas em todo o país a cada ano.

O estudo obteve resultados parecem promissores, entretanto, o tratamento não será uma correção completa para todas as lesões. Um dos pacientes incluídos no estudo disse que as injeções de células-tronco levaram a regeneração de um tendão danificado. Outros pacientes relataram que o tratamento com células-tronco significava mais amplitude de movimento e menos dor. Um dos maiores benefícios identificados pelos pesquisadores durante o estudo foi uma redução na inflamação.

Os resultados são promissores e um novo teste clinico está sendo realizado pela mesma equipe. Se o sucesso se repetir em um ano a terapia estará liberada para uso da população. Vamos torcer! 

A StemCorp foi a primeira empresa a isolar células-tronco de tecido adiposo no Brasil e é a única a conseguir isolar de quantidades mínimas. Com isso é possível guardar suas células-tronco quando se faz uma cirurgia ou através de um pequeno procedimento realizado em consultório. Converse com nossa equipe! 

Um comentário:

  1. Uma dúvida: ainda será preciso mais estudo ou de fato o tratamento foi aprovado?
    O final do texto me deixou em dúvida.

    ResponderExcluir