quarta-feira, 20 de abril de 2016

Corações funcionais são criados a partir de células-tronco

Existem neste momento no mundo um grande número de pessoas na fila de transplante esperando por um coração - 4.186 pessoas só nos Estados Unidos. E infelizmente, com a falta de doadores, a grande maioria não sobrevive à espera do transplante. Criar um coração em laboratório poderia, teoricamente, solucionar este problema. Sabendo disso, uma equipe de pesquisadores conseguiu um passo para se aproximar deste sonho: publicou um estudo onde corações funcionais são feitos em laboratório  a partir de células-tronco.
O grupo utilizou de corações que não estavam em condições para serem transplantados, retirou todas as células cardíacas e repovoou este coração com células novas, que serão do receptor deste coração. E o coração volta à bater! Este procedimento pode acabar com as filas de espera e com  o principal problema dos transplantes de coração: a rejeição do novo órgão pelo receptor. O sistema imunológico, muitas vezes vê o tecido estranho como uma ameaça. Mas se o coração for feito com células do receptor o problema de rejeição não existe.
Neste estudo foram utilizadas células-tronco chamadas IPs: células da pele foram reprogramadas para se tornarem células-tronco pluripotentes. O resultado, apesar de muito animador, ainda é preliminar. Mesmo que as células-tronco induzidas à virarem células cardíacas façam o coração bater, estruturas como vasos e membranas ainda devem ser construídas nesse novo coração. Outro limitante é que as células devem também ser obtidas em grandes quantidades.
Natassia Vieira, membro da diretoria científica da StemCorp, aprendeu todo o procedimento de repovoamento do coração no Centro de Medicina Regenerativa no MGH em Boston, grupo que publicou o estudo. “A equipe está muito próxima de conseguir um órgão funcional a partir de células-tronco, é questão somente de tempo e detalhes técnicos para isso virar realidade”, diz Vieira. “Logo mais estes órgãos serão impressos em impressoras 3D, povoados com células do receptor e assim serão feitos órgãos por encomenda”, completa. Veja nosso post anterior sobre “Órgãos sob encomenda” aqui .

Lembramos da importância na hora de escolher onde guardar suas células-tronco. Informe-se se a equipe da empresa escolhida é capaz de multiplicar as células para obter grandes quantidades, e mais, se é capaz de realizar testes de qualidade para garantir a eficácia e segurança das mesmas. A equipe da StemCorp é treinada e associada aos melhores centros de pesquisa do mundo, e está sempre pronta para trazer para os clientes o que existe de mais novo no meio cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário