sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Transplante de células-tronco no pênis pode tratar disfunção erétil

Conhece alguém que possui disfunção erétil após ter tido câncer de próstata? Um transplante de células tronco pode ser a solução!
O Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) em comunicado deu um parecer sobre o estudo clinico.

"Doze pacientes que sofriam de disfunção erétil grave após o câncer de próstata receberam um transplante de células-tronco mesenquimais no pênis. Depois de seis meses, os pacientes perceberam melhorias significativas na relação sexual, ereção, rigidez peniana e qualidade do orgasmo", resumiu um dos pesquisadores René Yiou.
A impotência sexual é uma sequela comum da remoção cirúrgica do câncer de próstata, o que afeta a qualidade de vida e a auto-imagem dos homens envolvidos. O transtorno é devido ao "resultado de lesões nos vasos sanguíneos e nervos do pênis", acrescenta.
Os pesquisadores realizaram um transplante de células-tronco capazes de transformar-se de forma espontânea em células da mesma natureza que as danificadas no pênis. A melhora das relações sexuais se manteve por um ano após o transplante.
"Se os resultados deste estudo forem confirmados por outros estudos (...) a terapia celular poderia ser ampliada para outros tipos de problemas de ereção menos graves resultantes de doenças sistêmicas como diabetes ou outras doenças vasculares", afirmou o pesquisador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário