domingo, 31 de janeiro de 2016

Pesquisa com células-tronco indica possível cura para diabetes tipo 1


Um dos avanços da medicina mais esperados pode estar próximo! Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto de Células-Tronco de Harvard descreveu, esta semana, uma possível cura da Diabetes tipo 1.
De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), o Brasil é o quarto país do mundo em número de portadores de Diabetes. No ano passado, o Brasil tinha 13 milhões de portadores, número que poderá subir para 592 milhões em 2035, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
A equipe de pesquisadores de Harvard, liderada pelo professor Douglas Melton, mostrou ser possível substituir aproximadamente 150 milhões de células beta produtoras de insulina utilizando células-tronco.
Nos testes feitos com ratos – cujos resultados foram publicados em um dos mais respeitados jornais científicos: CELL – mostraram que as células produzidas em laboratório produziram insulina e controlaram os níveis de açúcar no sangue por muitos meses.
Entretanto o desafio é que, ao serem injetadas, as células beta podem ser destruídas pelo sistema imunológico. Pesquisas ainda são necessárias para encontrar maneiras de manter essas células dentro do corpo, para que elas se protejam da resposta do sistema imunológico e terem uma função de longo prazo antes que esta aplicação possa ser utilizada em pacientes diabéticos e  se transforme em uma cura para a doença. Mas é mais um passo no caminho da cura desta doença! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário